Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele. 2Coríntios 5:20

sábado, 9 de julho de 2011

A DIFERENÇA ENTRE O FRUTO E OS DONS DO ESPIRITO SANTO


A DIFERENÇA ENTRE O FRUTO E OS DONS DO ESPIRITO SANTO
Este é um estudo que mostra uma realidade , que necessitamos viver . Deus amou o Mundo de tal maneira e deu Seu Filho para isso, vivermos a Plenitude do Espírito Santo.
Que este possa ser um estudo que abençoe a sua vida Leitor !
Texto base: 1 Co 12
O apóstolo Paulo quando ensinou a igreja de Corinto e a
da Galácia, ministrou verdades divinas que devem ser constantemente
estudadas, para que não caiamos na situação da ignorância, como ele
próprio disse: “ Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos,
que sejas ignorantes.” (1 Co 12.1). Às igrejas da Galácia, ele ministrou
acerca do fruto do Espírito, outra grande benção que não pode jamais ser
esquecida pelo verdadeiro cristão ( Gl 5.22).

I – SOBRE O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.

Não pode ser jamais esquecida a singularidade do
assunto, pois Paulo não fala acerca dos “frutos”, mas do “fruto”, no
singular. Assim é e deve ser tido sempre, no singular. Isto porque,
diferentemente dos dons, o fruto é um conjunto de qualidades que o
Espírito produz na vida do cristão, para que a sua vida sirva de
glorificação a Jesus. Não podemos esquecer que a obra principal do
Espírito na terra é a de glorificar a Jesus. Por isso que Ele trabalha na vida
do cristão para que seja produzido o “fruto”, que não é apenas qualidades
morais, mas, principalmente, espirituais. .

O “fruto” é uma obra divina na vida do cristão, sendo ele
gerado pelo Espírito em nós. Neste aspecto reside, talvez, a maior
diferença entre o “fruto” e os “dons” do Espírito. Enquanto o “ fruto” é
gerado em nós, os “ dons” são concedidos pelo Espírito.

A frutificação espiritual do cristão não se inicia com o
batismo do Espírito Santo, mas, tem seu inicio no momento da
regeneração ou, melhor dizendo, no momento da conversão do crent e,
a partir do qual, ela é demonstrada através de três procedimentos:

1) na relação do cristão para com Deus, através do
amor, gozo e paz ;

2) na relação do cristão com seu irmão, através da
longanimidade, benignidade e bondade;

3)na relação do cristão consigo mesmo, através da fé,
mansidão e temperança.

A prova bíblica maior como base do acima exposto, é
encontrada na 1Co 13.13:
“ Ainda que eu falasse as línguas dos
homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal, ou como
o sino que tine. Ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse
todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de
maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada
seria . Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento
dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e
não tivesse amor, nada disso me aproveitaria .”

Atentemos para os santos detalhes do texto destacado, especialmente o v.2: posso profetizar,
conhecer todos os mistérios e ciências, operar maravilhas como, pela fé,
transportar montes ( dons), mas se não tiver amor ( fruto) nada seria. Ou
seja, como cristão pode não me ter sido concedido nenhum dom, mas não
posso deixar de frutificar no Espírito; posso até não ser batizado Com o
Espírito Santo, mas não posso deixar de frutificar no Espírito.

Outro ensino importantíssimo ministrado por Paulo no
texto em apreço, é o que prova que frutificar no Espírito não é um ato
espiritual isolado, mas é um processo de crescimento, pois assim está
registrado no v. 11: “ Quando eu era menino, f alava como menino,
pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que
cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino .” Por sermos
humanos e limitados, precisamos frutificar no Espírito para superarmos
todas as limitações humanas que nos impedem de chegarmos à plenitude
espiritual, já que, como está nos v. 9 e 10, “ Pois em parte conhecemos,
e em parte profetizamos, mas quando vier o que é perfeito, então o
que é em parte será aniquilado.”

Por este ensino, podemos aprender que devemos sempre estar frutificando
no Espírito, em autêntico processo de crescimento que somente terminará
quando chegarmos “ à estatura de varão perfeito”, pois, continua Paulo
ensinando, v.12: Agora vemos em espelho, de maneia obscura; então
veremos face a face. Agora conheço em part e; então conhecerei como
também sou conhecido.”




Os Dons Espirituais são :

Em 1 Co 12.8-10 , o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Espirito Santo concede aos crentes. Nesta passagem, ele não descreve as características desses dons, mas outros trechos da Biblia temos ensino sobre o mesmo.

1 - Dom da palavra da sabedoria (12.8). trata-se de uma mensagem vocal sabia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espirito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da palavra de Deus ou a sabedoria do Espirito Santo a uma situação ou problema especifico (At 6.10 ; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comun de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).

2 - Dom da Palavra do Conhecimento (12.8). Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espirito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades biblicas. Frequetemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia (At 5.1-10; 1Co 14.24,25).

3 - Dom da Fé (12.9). Não se trata da fé para Salvação, mas de uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espirito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas (13.2) e que frequentemente opera em conjunto com outras manifestações do Espirito, tais como as curas e os milagres ( Mt 17.20; Fé verdadeira Mc 11.22-24; Lc 17.6).

4 - Dons de Cura (12.9). Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da Saúde física, por meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30). O plural "os dons" indica cura de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de cura não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (12.11-13), todovia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode também haver cura em obediência ao ensino biblico de Tiago 5.14-16.

5 - Dom de Operação de Milagres (12.10). Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervem nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de Deus contra satanás e os espiritos malignos (Jo 6.2).

6 - Dom da Profecia (12.10). É preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifetação momentânea do Espirito da profecia como dom ministerial na igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministério, a profecia é concedida apenas para alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas. Como manifestação do Espirito, a profecia está potencialmente disponivel a todo cristão cheio DEle (At 2.16-18). Quanto a profecia, como manifestação do Espirito observe o seguinte: (a) Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espirito Santo (14.24,25,29-31).Aqui não se trata de um sermão previamente preparado.
(b) Tanto no AT, como no NT, profetizar não é primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar o seu povo a retidão, à fidelidade e à paciência (14.3). (c) A mensagem profética pode desmascarar a condição do coração de uma pessoa (14.25), ou prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento (14.3,25,26,31). (d) A igreja não deve ter como infalivel toda a profecia desse tipo, porque muitos falsos profetas estarão na igreja ( 1 Jo 4.1). Daí, toda profecia deve ser julgada quanto a sua autenticidade e conteúdo (14.29,32; 1Ts 5.20,21). Ela deverá enquadrar-se na palavra de Deus( 1Jo 4.1), contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser transmitida por alguem que de fato vive submisso e obediente a Cristo (12.3). (e) O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não a do homen. Não há no NT um só texto que a igreja de então buscava revelação dos profetas. A mensagem profética ocorria na igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso(12.11).


7 - Dom do Dicernimento de Espiritos (12.10). Trata-se de uma doração especial dada pelo Espirito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provem do Espirito Santo ou não (14.29). No fim dos tempos quando os falsos mestres (Mt 24.5), e a distorção do cristianismo biblico aumentarão muito ( 1 Tm 4.1), esse dom espiritual será extremamente importante para a igreja.

8 - Dom da variedade de linguas (12.10). No tocante às "linguas" (gr. glossa, que significa lingua) como manifetação sobrenatural do Espirito, notemos os seguintes fatos: (a) Essas linguas podem ser humanas e vivas (At 2.4-6), ou uma lingua desconhecida na terra "linguas ..dos anjos" (13.1). A lingua falada através deste dom não é aprendida , e quase sempre não é entendida, tanto por quem fala (14.14), como pelos ouvintes (14.16). (b) O falar em noutras linguas como dom abrange o espirito do homen e o Espirito de Deus, que entretanto em mutua comunhão, faculta ao crente a comunicação direta com Deus , expressando -se através do espirito mais do que da mente. (14.2,14), e orando por si mesmo ou pelo próximo sob influência deireta do Espirito Santo, à parte da atividade da mente.

9 - Dom de interpretação de linguas (12.10). Trata -se da capacidade concedida pelo Espirito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em linguas.


Os Fruto do Espirito são:

CARIDADE
(gr. ágape), Refere-se ao interesse e a busca do bem maior de outra pessoa, sem nada querer em troca (Rm 5:5) "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado". Também em (Ef 5:2) "E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave". Ainda em (Cl 3:14) "E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição".



GOZO
(gr. chara) Significa na vida do crente a sensação de alegria baseada no amor (ágape), na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo. (Sl 119:16) "Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra". (2ª Co 6:10) "como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo". (2 Co 12:9) "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo". (1ª Pe 1:8) "ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso".



PAZ
(gr. eirene) É a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial. Paz não significa meramente uma camiseta branca com algumas inscrições alusivas. Não é também uma simples pombinha branca. Paz é sossego em Cristo. Paz é ter Cristo no coração. Paz, é ter a certeza de que passará a eternidade com Jesus. Paz é criar os filhos na presença do Senhor e saber que quando o filho ficar velho não desviará da presença de Deus. Paz é não andar inquieto como fazem os incrédulos. Ter paz é saber que quando a segurança da terra falhar, temos a de Deus que nunca falhará.

(Rm 15:33) "E o Deus de paz seja com todos vós. Amém"!

(Fp 4:7) "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".

(1ª Ts 5:23) "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

(Hb 13:20) "Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas." Em certo sentido, a paz é tríplice em seus aspectos, exemplo: Paz com Deus, paz com nós mesmos, e paz com os nossos semelhantes.



LONGANIMIDADE
(gr. makrothumia) O que traduz, perseverança, paciência, paciência!!!, ser tardio para irar-se ou para o desespero. (Ef 4:2) "com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor". (2ª Tm 3:10) "Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência." (Hb 12:1) "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta."



BENIGNIDADE
(gr. chrestotes) Denota, não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor. Até mesmo porque benignidade é exatamente antônimo de malignidade. (Ef 4:32) "Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". (Cl 3:12) "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade". (1ª Pe 2:3) "se é que já provastes que o Senhor é benigno".

BONDADE
(gr. agathosune) Define zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa o mal; pode ser expressa em ato de bondade (Lc 7:37-50) "E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento.

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isso viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

E, respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

E disse a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz" Isso é a expressão da bondade. Ou na repressão e na correção do mal ( Mt 21:12-13) "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões".




(gr. pistis) O que significa, lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23:23) "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas".

(Rm 3:3) "Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus"?

(2ª Tm 6:12) "Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas".

(2ª Tm 2:2; 4:7) "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé".

(Tt 2:10) "não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador".



MANSIDÃO
(gr. prautes) Este termo exprime, moderação, associação à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2ª Tm 2:25) "instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade". (1 Pe 2:15) "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." Para a mansidão de Jesus: (Mt 11:29) "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma". (Mc 3:5) "E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra". Outras referências: (2ª Co 10:1; 10:4-6; Gl 1:9, Nm 12:3; ÊX 32:19-20).



TEMPERANÇA
(gr. egkrateia) É o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1ª Co 7:9) "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se". (Tito 1:8) "mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante". (Tt 2:5) " (Tt 2:5) "a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada". O ensino final de Paulo sobre o Fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode, e realmente deve praticar essas virtudes continuamente, nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.


DEUS TE ESCOLHEU SIRVA A ELE, ELE COMPARTILHOU A ESSÊNCIA DELE CONTIGO NÃO DESPERDICE !

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